A Fisioterapia Neurofuncional é uma área de especialização da Fisioterapia que trata disfunções causadas por lesões neurais em diversos níveis da sistemática nervosa, como medular, periférica, sistema motor e sistema sensitivo. Trabalha-se com procedimentos que promovem a recuperação e o reequilíbrio das funções motoras, como marcha, equilíbrio e postura, assim como para reeducar o controle postural e articular, o controle da marcha e evitar conflitos articulares.
O que é Fisioterapia Neurofuncional?
A Fisioterapia Neurofuncional é uma área da Fisioterapia que trata dos processos de recuperação de pacientes portadores de lesões neurais em diversos níveis. Estas lesões podem ser de diversas naturezas, desde o acidente vascular cerebral (AVC) ou a paralisia cerebral até traumas de impacto, lesões por esforço repetitivo ou paresias congênitas. Com base neste tratamento são recuperadas os movimentos e a funçóes perdidas.
Como funciona a Fisioterapia Neurofuncional?
A Fisioterapia Neurofuncional trabalha através de uma relação direta entre o fisioterapeuta e o paciente. O tratamento é dividido em duas partes: a avaliação e o tratamento propriamente dito. Na avaliação o profissional deve levantar o histórico do paciente, realizar testes de movimentos, funções e autonomia para poder identificar as limitações e os potenciais de recuperação do mesmo. O tratamento propriamente dito é realizado a partir da identificação das limitações, sendo realizados exercícios, técnicas de Massagem Terapêutica e de Mobilização ou Terapia Manual para recuperar os movimentos e as funções perdidas, de acordo com as necessidades do paciente.
Vantagens da Fisioterapia Neurofuncional
A Fisioterapia Neurofuncional proporciona diversas vantagens, tais como:
- Aumentar os níveis de independência do paciente; Melhorar a qualidade de vida do paciente; Aumentar a amplitude de movimento; Melhorar a coordenação motora; Manter a saúde e prevenir lesões; Combater a fraqueza muscular; Aumentar a capacidade de equilíbrio e estabilização; Reduzir a dor e a inflamação; Discriminar locomoção, propriocepção e discriminação sensorial; Conscientizar o paciente dos problemas físicos; Aumentar a força muscular.
A Fisioterapia Neurofuncional é uma forma de tratamento muito eficaz para os pacientes que possuem lesões neuromusculares, pois ela ajuda-os a alcançar novos níveis