A Fisioterapia Motora Analgésica (FMA) trata-se de um grupo de técnicas terapêuticas que são utilizadas para promover a redução da intensidade da dor, por meio de exercícios respiratórios, musculares, reflexológicos e estímulos de propriocepção. Esta terapia tem como objetivo aumentar a amplitude de movimento, a coordenação e a força muscular, além de prevenir e tratar lesões.
O que é a Fisioterapia Motora Analgésica?
A FMA é uma técnica terapêutica que visa a redução da dor através de técnicas que possuem foco motor, visando assim alcançar a melhora dos processos de movimentação e gerar melhorias na musculatura. Esta técnica utiliza exercícios respiratórios, musculares e reflexológicos, além de estimuladores de nervos propioceptivos.
Como a FMA funciona?
A FMA tem como princípio básico a modularização da dor, pois ela tem a capacidade de influenciar os mecanismos de dor, como os estímulos nociceptivos e neuronais. O mecanismo de ação da FMA envolve também a ativação dos neurônios que enviam informações para o cérebro, para que assim ocorram mais movimentos, com menor intensidade na dor.
Vantagens da Fisioterapia Motora Analgésica
- Promove a melhora na amplitude de movimentos;
- Reduz os níveis de dor;
- Aumenta a coordenação motora;
- Promove a melhora na força muscular;
- Prevenção e tratamento de lesões;
Além disso, seu uso de forma contínua pode propiciar a redução da necessidade de aplicação de medicamentos para alívio da dor, uma vez que a Fisioterapia Motora Analgésica é um tratamento não medicamentoso, eficaz e seguro.
Se você está sofrendo com dores que não consegue reduzir por meio de medicamentos, a Fisioterapia Motora Analgésica é uma boa opção de tratamento para melhorar a mobilidade muscular. Conheça a Clínica Fortius, especializada na área de fisioterapia e saiba como podemos lhe auxiliar nesse processo.