A Fisioterapia para a Terceira Idade tem como principal objetivo promover e recuperar a saúde das pessoas que chegaram a esta fase da vida. Os métodos adotados no tratamento são variados e dependem de quais partes do corpo e funções motoras devem ser trabalhadas.
O que é a Fisioterapia na Terceira Idade?
A Fisioterapia na Terceira Idade é um tratamento que visa melhorar a qualidade de vida dos idosos. É dividida em duas áreas: a estética, que trabalha na correção e prevenção de deformidades, e a funcional, que usa exercícios terapêuticos para melhorar a extensão dos movimentos e a resistência muscular. O tratamento inclui diversos recursos, tais como ondas de choque, ultrassom, cinesioterapia, massagens, RPG (Reeducação Postural Global) e acupuntura.
Como funciona a Fisioterapia na Terceira Idade?
A Fisioterapia na Terceira Idade é realizada por meio dos exercícios adequados para a condição física do paciente, a fim de melhorar sua qualidade de vida. Essas atividades físicas ajudam a prevenir e tratar dores e lesões, melhorar a flexibilidade e o equilíbrio e aumentar a força e a resistência. Além disso, elas auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoarticulares e metabólicas, além de desenvolvimento da consciência corporal.
Vantagens do uso da Fisioterapia na Terceira Idade
- Melhora na qualidade de vida;
- Prevenção de doenças e lesões;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Aumento da força muscular;
- Melhora o equilíbrio e a coordenação;
- Aumenta a flexibilidade articular;
- Desenvolvimento da consciência corporal;
- Redução do estresse;
- Aumento da autoestima e melhora na qualidade de vida.
A Fisioterapia na Terceira Idade pode trazer vários benefícios para a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Por isso, é altamente recomendada para quem está nessa fase da vida. Se você deseja mais informações sobre o tema ou deseja marcar uma cotação, a Clínica Fortius é uma excelente opção.